Olga Tessari

Educação Sexual

*Direitos autorais do texto: © Olga Tessari

Indicação de outros textos e vídeos no final da página

O diálogo é fundamental!

Para poder falar sobre sexo com os filhos, é importante que seja estabelecido um diálogo aberto e franco. Ele só será possível se os pais considerarem o tema "sexo" sem preconceitos ou juízo de valor: é preciso entender que o adolescente é quase um adulto, que está descobrindo o mundo e definindo os seus próprios valores (que podem ou não vir a ser iguais aos dos pais).

O jovem deve ser valorizado como uma pessoa com dignidade, um ser humano que merece respeito e que deve ser aceito como ele é!

O diálogo só pode ser estabelecido em um ambiente de compreensão, carinho e atenção: de nada adianta conversar com o jovem fazendo outra atividade ao mesmo tempo (ex: ver televisão).

Os pais devem ser capazes de ouvir os filhos: eles gostam de impor os seus valores ao adolescente e não o deixam falar, achando que as opiniões do jovem são equivocadas. Essas atitudes (atenção, compreensão) são fundamentais para que o jovem possa colocar suas dúvidas e até entender a posição dos pais em relação ao assunto.

Muitas vezes , os jovens até já tem vida sexual ativa e os pais desconhecem o fato. Através do diálogo, os jovens podem colocar suas dúvidas, seus receios e suas angústias. Os pais devem, pelo menos, tentar entendê-los e ir direto ao assunto, mesmo que seja difícil ou constrangedor.

É muito importante que os pais tratem o assunto sexo como qualquer outro, afinal ele faz parte da vida!!!!

É importante explicar a fisiologia do aparelho sexual, coito, gravidez, parto, informar sobre os riscos de saúde(doenças), esclarecer riscos e conseqüências da gravidez na adolescência, os métodos contraceptivos e, principalmente, ensinar o jovem a tomar decisões conscientes a respeito de sua sexualidade.

E quando os pais não sabem responder a uma pergunta, o que fazer?

Dizer a verdade, que não estão informados sobre o assunto e se proporem a ir com o jovem na busca pela resposta(em livros, cursos, etc.). Não podemos saber tudo, não é?

O mais importante para os pais é confiar na educação que deram aos seus filhos!

E confiar na educação é acreditar que foram dadas todas as informações necessárias (ou, pelo menos, a maioria delas) para que o filho possa definir o melhor para si próprio.

É muito difícil para os pais aceitarem que seus filhos cresceram, que estão se tornando adultos com valores e idéias próprias.

É fundamental a aceitação do filho, mesmo que ele pense diferente (dessa forma o jovem pode também aceitar os pais).

O amadurecimento dos filhos leva os pais a questionarem os seus próprios valores!

Este é um momento maravilhoso: podemos repensar, reconsiderar nossos valores e idéias e crescermos como pessoas.

O crescimento do ser humano é infinito!

Outros textos disponíveis para leitura: 

Adolescência -  Amigos/Grupos -  Ansiedade  - Autoestima - Medos - Pais e Filhos - Problemas de Relacionamento - Sexualidade 

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Saiba como marcar sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Clique!

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP ( mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;