Olga Tessari

Jovens e Álcool

*Entrevista com Olga Tessari

Indicação de outros textos e vídeos no final da página

A questão psicológica 

São vários os fatores que levam um jovem a começar a ingerir bebidas alcoólicas: curiosidade, rebeldia, uma forma de se enturmar e vencer a timidez, etc. 

"Hoje em dia é muito comum os jovens se sentarem e fazerem uma competição para ver quem é que vai ficar 'de porre' em primeiro lugar. Bebem em grande quantidade. A bebida alcoólica é de fácil acesso, mesmo que seja proibida para menores de 18 anos, é possível comprá-la facilmente, ela é uma droga que está presente no dia-a-dia, socialmente aceita", explica a psicóloga e psicoterapeuta, Olga Inês Tessari. 

O poder da mídia é evidente nesse processo, para a psicóloga. "A mídia colabora e muito para o aumento do consumo. Ela vende a sensação de que, ao ingerir uma bebida alcoólica, você vai ter muito prazer e você vai se sentir uma pessoa muito feliz, quando na verdade a bebida não lhe traz nada disso. É apenas um falso prazer momentâneo que ela pode lhe dar no primeiro momento". 

"Por exemplo, o tímido que bebe, relaxa num primeiro momento e se sente o dono do mundo, ele começa a se comportar bem, a se sentir à vontade, mas ele não percebe o mal que toda aquela bebida alcoólica vai lhe trazer em longo prazo. Ele faz uso da bebida para se sentir bem, quando na verdade ele deveria se sentir bem sem precisar fazer uso de nenhuma substância". 

"As drogas fazem parte do cotidiano das pessoas, apesar de ninguém admitir. O que poucos percebem é que diversos produtos consumidos com certa frequência também são drogas. Apesar de terem um grau inferior de influência no organismo, eles podem agir de forma maléfica da mesma maneira que outras drogas, pois, tudo depende da quantidade consumida, seja no cafezinho ou mesmo em calmantes para dormir". 

Matéria publicada na Gazeta Digital em novembro/2009

Outros textos disponíveis para leitura: 

Drogas (1) - Drogas (2) - Drogas (3) - Drogas (4) - Adolescência - Ansiedade - Problemas de Relacionamento - Mulher- Medos - Pais e Filhos - Autoestima -   Depressão

Livros de Olga Tessari

Apontam caminhos para você resolver seus problemas

Conheça meus livros, escritos numa linguagem clara e simples para todos os públicos, apontando caminhos para resolver os seus problemas. Como dizem muitos leitores, são livros de cabeceira para serem consultados no dia a dia.
Saiba mais sobre os livros ...

livros de Olga Tessari

Consultoria Comportamental

Experiência na área desde 1984. Aprenda como ter bons relacionamentos, boa autoestima e como ser feliz! Saiba mais...

Cursos online

Realizados com Olga Tessari: baixa autoestima, ansiedade, estresse, medos, fobias, timidez, dificuldade de falar em público, problemas de relacionamento... Saiba mais...

Cursos e Palestras

Tenha momentos de descontração e bom humor, conhecendo e aprendendo mais sobre o comportamento humano. Administrados e apresentados por Olga Tessari. Conheça os cursos, palestras e contrate! Saiba mais...

Consulta

Saiba como marcar sua consulta com Olga Tessari de forma presencial em seu consultório ou via internet, através de chat, e-mail ou vídeo. Clique!

instagram twitter facebook google linkedin youtube flickr vimeo

Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta- Política de Privacidade

ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo

OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Também não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!

Consultório:
Rua Dona Avelina, 346. Vila Mariana, São Paulo/SP ( mapa)
Tel: (11) 2605-6790 e (11) 99772-9692
Atendimento também pela internet via chat, e-mail ou vídeo;